Sobre

A Revista de História da Arte inicia uma nova série, designada Série W, ganhando uma existência também virtual, em ambiente Web.
A Série W tem numeração específica e decorre paralelamente à série editada em papel. Respeita, naturalmente, o design, a estrutura de conteúdos e a relevância da imagem que são apanágio da Revista de História da Arte.
Os objectivos desta iniciativa são evidentes: proporcionar a iniciativas relevantes, decorrentes de congressos e outros encontros científicos, a possibilidade de publicação de actas e e de documentação diversa, num lugar cientificamente prestigiado como o da nossa revista mas com custos consideravelmente menores.

A temática que dá consistência ao presente número, e que constitui o cerne dos principais artigos de investigação, diz respeito à Imagem, entendida, para além de outros considerandos, sobretudo como discurso de afirmação do Poder e como forma privilegiada de manutenção da Memória, entre os séculos XII e XV. A razão principal que justifica esta temática, prende-se com o desenvolvimento de um projecto de investigação – o Projecto Imago, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), destinado à criação de uma base de dados de iconografia medieval portuguesa.
Agradecemos à Doutora Maria João Melo e à Doutora Maria Adelaide Miranda o seu magnífico trabalho que reforça os valores da interdisciplinaridade que são uma prioridade para o Instituto de História da Arte.

A Direcção do IHA

Anúncios